Pular para o conteúdo principal

Regando a horta

A palavra felicidade vem do latim “felix”, que significa “frutuoso”, “fértil”, “fecundo”. Sempre dizem que não existe felicidade completa e sim momentos em que ela se faz presente. Será mesmo? Quando falamos em felicidade, pensamos em coisas boas.  Mas são boas apenas na nossa concepção e na de muita gente. Ganhar uma promoção, passar no vestibular, casar, ter filhos. Claro que tudo isso é positivo para uma grande parte das pessoas. Mas estou falando de outras coisas que poderiam ser boas se encaradas com outros olhos.  Separei duas para nossa reflexão: divórcio e perda de um ente querido pela morte.

À essa altura vocês, caros leitores, devem estar achando que eu enlouqueci. Mas explico para você desfranzir o cenho. Nós somos levados a achar bom tudo o que não nos incomoda, tudo o que nos dá conforto e não exige muitos sentimentos para administrar possíveis mudanças que nos chegam. Isso é normal. Afinal, somos humanos e estamos aqui aprendendo, aprendendo sempre. Aprendem até aqueles que acham saberem de tudo.

Pois bem. A separação de uma pessoa amada e a perda de alguém que faz a passagem para o outro lado da vida podem ter significados diferentes. Podemos significá-las na nossa mente de forma que aprendamos com elas. Pensem bem: se veio uma mudança desse tipo, então que possamos passar por ela e sairmos maiores, mais maduros, mais seguros.

Para muitos, a morte de uma pessoa querida chega como uma tragédia. Mas nos ensina muito. 
Começando por uma lição básica: um dia nós vamos deixar esse mundo. Se por doença, por acidente ou outra causa, não sabemos ainda. Mas vamos ter de fazer “a viagem”. Então, nos preparemos desde já para ela. Não significa que devemos viver pensando na morte. Mas, sim,  pensando em viver bem, em fugir de intrigas, em ajudar o outro, em perdoar nossos desafetos. Só essas tarefas nos exigem uma boa dose de sentimentos que precisamos exercitar: paciência, desapego, bom humor, resignação e por aí vai. E para os mais temerosos, um conselho: vale muito a pena viver bem porque tudo que aprendemos levamos quando formos embora desse mundo para outras missões.

O fim de um casamento, de um relacionamento amoroso, nos dá um baque danado. Mas igualmente traz uma série de ensinamentos. Ter independência emocional, a oportunidade de governar nossa vida, a gostar de nós mesmos. Acreditem: muita gente acha que ama quando diz: “Amo você mais do que a mim mesmo”. Perigo! Sinal vermelho quando a pessoa mais importante não é você! E isso não é uma ode ao egoísmo. É, sim, um convite ao amor-próprio.


Não viva apenas. Viva feliz sempre. Porque somos, em essência, férteis para a felicidade. Basta regar a horta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

José, um homem de fé

José tava de dar dó Sol quente na moleira Na garganta, aquele nó Capinando e pensando Onde estará a minha Filó? Filomena é o nome Da esposa de José Que arrumou outro homem E do sítio deu no pé Mesmo levando o fora Sendo por ela humilhado Virando motivo de chacota José gritou 'tão perdoado' Mas Filó já estava longe Na charrete do amante Nem escutou o apelo Do marido vacilante E então José passou A levar a vida à toa Capinava no sítio Fizesse sol ou garoa Na esperança de um dia Filomena retornar E dizer: 'voltei, José' Ao regaço do nosso lar Mas já diz o ditado Quem come se lambuza E Filomena tem olhos De invejar a Medusa O amante é homem bonito Rico, inteligente e educado Que mulher não o preferiria A um marido aloprado? Quando Filó bateu o olho No seu futuro affair Pensou 'é com esse!' Que daqui eu dou no pé José nem desconfiava Da tempestade que se formava Só tinha olhos pro sítio E pros bois que comprava

No velório de Aldemar, todo mundo tem o que falar

No velório de Aldemar, só a vela fica em silêncio... A casa de Aldemar estava cheia. Mas sempre vivia assim quando ele ainda respirava. Agora ele estava ali, naquele caixão com a portinha de vidro mostrando-lhe o rosto sereno. Talvez esse fosse o último dia em que aquela casa via muita gente. Aldemar era bem conhecido, não necessariamente querido, mas bem popular no sentido de ser uma pessoa do conhecimento de todos. Perto dali, ainda na sala, os cochichos: - Soube que ele tinha outra mulher e até teve um filho com ela. - E eles vêm para o enterro? - Não sei. Acho que a família oficial não iria querer, né? - Mas a esposa sabe? - Essas coisas... Acho que sempre sabe. No terraço, mais comentários: - Parece que ele devia a um agiota. Bronca grande! - É mesmo? E agora? Porque agiota nunca quer perder... - Acho que a família vai ter de pagar. - Mas eles sabem da dívida? - Não sei. Certamente a esposa sabe. Difícil não saber. Na frente da casa: - Dissera

AMOR LONGE

Não tem coisa mais frustrante Do que namorar de longe Um lá e outro aqui Que nem freira e monge Dizem que a distância aumenta No coração a saudade Mas se você tem urgência Tem que sair da cidade Numa situação dessa É aconselhável pensar Viver junto daria certo? Melhor não especular Já diz um velho ditado Quem casa, quer casa Mas nos tempos de hoje Quem casa, descasa! Porém não quero que pensem Que sou contra o casamento Dormir junto é muito bom Mas pode ser só momento Se você não escolher bem Com esse tormento convive E pra quem namora de longe Disso já está livre Mas livre não está Quando a carência bater O jeito é apelar Pra internet resolver Pela web se conversa Por texto, vídeo e áudio Riem, brigam e choram Depois, cada um pro seu lado Mas também é vantagem Viver um amor assim Aparecem outras pessoas Pra aliviar a fase ruim Agora vamos ser justos Não é legal enganar Se alguém é só um escap