Pular para o conteúdo principal

A batalha dos sujeitos

O sujeito simples, o mais popular da galera, iniciou a chamada:

- Sujeito composto?

- Presente!

- Sujeito oculto? Sujeito oculto? Cadê você?

- Acho que ele saiu... - disse um.

- Não, parece que foi ao banheiro - informou outro.

- Não tem ninguém no banheiro. Vim de lá agora e não tem ninguém lá... - emendou mais um.

- Então o sujeito oculto vai levar falta.

- Estou aquiiiiii!!!!!!

- Onde?

- Como assim onde? Falei com vocês agorinha mesmo!

- Falou?

- Falei, sim! Tá vendo o que eu disse ontem? Nós não podemos ser originais porque senão ninguém nota, pelo menos no meu caso, que sou oculto! Preciso aparecer para ser percebido.

- Deixa de drama, sujeito oculto – disse o sujeito simples - você pode sim ser percebido. E olhe que já ganhou outros nomes para identificá-lo: sujeito implícito, elíptico...

- Parou! Parou! Parou! Se já é ruim do povo me notar, imagine com esses outros nomes. Isso só vale para estudante ou concurseiro, que estão afiados na gramática. Agora eu aqui, ó, escondidinho, é que levo sempre desvantagem.

- O sujeito oculto está reclamando de barriga cheia. Pior é o meu caso. Imagina se alguém vai dar ouvido a um sujeito inexistente, como eu. O meu conflito já começa pelo nome. Se não existe, por que se preocupar com ele? Inclusive muitos gramáticos nem mais me chamam pelo nome. Preferem me classificar como ‘oração sem sujeito’. Imagina, só! Isso sim é que é uma indiferença.

- Mas no seu caso, sujeito inexistente, há elementos que permitem que você ‘apareça’. Esqueceu-se dos verbos que indicam fenômenos da natureza, verbo haver no sentido de existir, verbo ser indicando tempo...

- Tá bom, sujeito simples! Tudo pra você é fácil, né? Queria ver se você estivesse no meu lugar. É muito bom falar assim, numa posição confortável! Sendo visto por todos! Queria ver se fingissem que você não existe, como fazem comigo.

No meio da discussão, a porta da sala é aberta:

- Ei, pessoal! Eu estou aqui na sala do lado tentando dar a minha aula e vocês não estão deixando. Falam alto demais!

- Quem é você? – perguntou o sujeito simples.

- Eu sou o verbo.

- Quanta honra se preocupar com os pobres mortais! – disseram os sujeitos, em coro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

José, um homem de fé

José tava de dar dó Sol quente na moleira Na garganta, aquele nó Capinando e pensando Onde estará a minha Filó? Filomena é o nome Da esposa de José Que arrumou outro homem E do sítio deu no pé Mesmo levando o fora Sendo por ela humilhado Virando motivo de chacota José gritou 'tão perdoado' Mas Filó já estava longe Na charrete do amante Nem escutou o apelo Do marido vacilante E então José passou A levar a vida à toa Capinava no sítio Fizesse sol ou garoa Na esperança de um dia Filomena retornar E dizer: 'voltei, José' Ao regaço do nosso lar Mas já diz o ditado Quem come se lambuza E Filomena tem olhos De invejar a Medusa O amante é homem bonito Rico, inteligente e educado Que mulher não o preferiria A um marido aloprado? Quando Filó bateu o olho No seu futuro affair Pensou 'é com esse!' Que daqui eu dou no pé José nem desconfiava Da tempestade que se formava Só tinha olhos pro sítio E pros bois que comprava

No velório de Aldemar, todo mundo tem o que falar

No velório de Aldemar, só a vela fica em silêncio... A casa de Aldemar estava cheia. Mas sempre vivia assim quando ele ainda respirava. Agora ele estava ali, naquele caixão com a portinha de vidro mostrando-lhe o rosto sereno. Talvez esse fosse o último dia em que aquela casa via muita gente. Aldemar era bem conhecido, não necessariamente querido, mas bem popular no sentido de ser uma pessoa do conhecimento de todos. Perto dali, ainda na sala, os cochichos: - Soube que ele tinha outra mulher e até teve um filho com ela. - E eles vêm para o enterro? - Não sei. Acho que a família oficial não iria querer, né? - Mas a esposa sabe? - Essas coisas... Acho que sempre sabe. No terraço, mais comentários: - Parece que ele devia a um agiota. Bronca grande! - É mesmo? E agora? Porque agiota nunca quer perder... - Acho que a família vai ter de pagar. - Mas eles sabem da dívida? - Não sei. Certamente a esposa sabe. Difícil não saber. Na frente da casa: - Dissera

Duelo com Satã

Quando a areia repousa no fundo do lago, cria-se a falsa sensação de que as coisas estão em paz. Nos seus devidos lugares. A questão é que a areia e a água do lago não são permanentes. A areia precisa de algo, de uma força que lhe é externa, ainda que dentro do lago, para lhe tirar do lugar. O lago, a seu turno, acomoda ou incomoda um ecossistema que lhe é natural, mas não é permanente. Sofre as ameaças dentro da sua concha e fora ela. O que importa, em um final que nunca termina, é que nada fica do mesmo jeito que sempre foi, ou que sempre é. O que vai em nossa alma também é assim. O documentário "Alma imoral", baseado no livro de Nilton Bonder, trata sobre essa impermanência. Essa oscilação que se move graças a tudo que transgride as regras. Ou tudo que transcende-as. Dá no mesmo, no final. Transgredir é transcender. A segunda pode parecer mais "católica", sim, é. Arrematada pela filosofia medieval, que se apropriou do Homem e de Deus. Em ambos os caminhos, revo